© 2023 by Women of Tech. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
AnchorMenuSkin Not Found

15 DE AGOSTO DE 2018

PROGRAMAÇÃO

 12h30min     CREDENCIAMENTO

13h00min

Oficina 1: Robótica Educacional  como agente de promoção da interdisciplinaridade, socialização e autonomia do aluno.  Cristiano Luiz Silva Tavares, Ifes campus São Mateus

Oficina 2: Metodologias ativas e aplicativos para aprendizagem e avaliação significativas. Prof.  Daniel Coelho Ferreira, IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana.

13h00min

13h00min

Oficina 3: Ensino e Aprendizagem para o século XXI por meio de Aprendizagem Centrada no Estudante.

 André Uebe Mansur, IFF Campus Campos Centro.

13h00min

Oficina 4: Projeto Sabão Verde e Velas. Reaproveitamento de óleo e soja residual.  Admildo Costa de Freitas, Ifes Campus Venda Nova do Imigrante.

13h00min

Oficina 5: Uma abordagem significativa de um componente curricular. Metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Flávio Lopes da Silva, Ifes Campus Serra.

13h00min

Oficina 6: Descobrindo a riqueza e propósito da educação profissional e EJA através da técnica dos 4 D's. Luciane Serrate Pacheco Bacheti, Pedagoga, Ifes Campus São Mateus.

 16h00min                                                    INTERVALO

16h30min

Palestra: Intervenções psicopedagógicas com alunos de ensino médio integrado: relato de experiências. Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ifes campus Venda Nova do Imigrante:  Eliane Oliveira Lorete, Técnica em Assuntos Educacionais; Pedro Sergio da Silveira, Técnico em Assuntos Educacionais e Caroline Araujo Costa Nardoto, Pedagoga.

 18h00min                                            CERIMÔNIA DE ABERTURA

18h20min

 Democratização do Acesso e Permanência: caminhos e encruzilhadas.  Pedro Sergio da Silveira, Técnico em Assuntos Educacionais, Ifes campus Venda Nova do Imigrante.

Descobrindo a riqueza e propósito da educação profissional e EJA através da Técnica dos 4D,s.  Luciane Serrate Pacheco Bacheti, Pedagoga, Ifes Campus São Mateus.

Aprender para o mundo do trabalho: uma experiência rumo à internacionalização.  Nágila de Fátima Rabelo Moraes, Professora, Ifes Campus São Mateus.

O que há de comum nas Experiências que envolvem Permanência e Êxito dos Estudantes?  Gerson Tavares do Carmo, Professor , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).


 

Discussão e Construção Coletiva

 20h15min                                                COFFEE BREAK

20h35min

Painel:  Aprendizado e Aprendizagem - Relatos de Experiências. Mediado por Bruno de Castro Jardim.

Contribuições da tecnologia na educação e cognição: engajamento através dos jogos.  Daniel Costa de Paiva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Santo Antônio de Pádua.

Experiências na implantação da sala de aula interativa: “Tecnoteca”.  Michelle Maria Freitas Neto, IFF Campus Itaperuna.

Produção textual na cibercultura: memes e divulgação cultural, Ana Beatriz Simões da Matta,  IFF Campus Santo Antônio de Pádua

É possível ensinar a cidadania?  Edson Kretle dos Santos, Ifes Campus Venda Nova do Imigrante.

Perguntas

 22h00min                                               ENCERRAMENTO

 

Mesa Redonda:   Experiências sobre Acesso, Permanência e Êxito: O que elas têm de comum? Mediado por Arthur Rezende da Silva.

 

PALESTRANTES

Admildo Costa de Freitas

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Vale do Rio Doce (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente é professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Venda Nova do Imigrante ES, atuando principalmente nos seguintes temas:Ensino de Química, Eletroquímica, Química Analítica, Química Ambiental e desenvolvimento sustentável.

Ana Beatriz Simões da Matta

Bacharela e Licenciada em Letras Português- Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui pós-graduação Latu Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET- RJ. Tem interesse em pesquisas sobre avaliação da oralidade na aprendizagem da língua espanhola por meio das TICs e uso de webconferências. Atualmente, é Professora efetiva de Espanhol do Instituto Federal Fluminense e integra o programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Linguística, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Andre Fernando Uebe Mansur

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Caroline Araujo Costa Nardoto

Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e licenciada em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra - Multivix Serra. Possui especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Pedagogia de Afonso Cláudio - Iseac. Possui 6 anos de formação e atua no Instituto há 1 ano.

Formado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação com mestrado em Inteligência Computacional, atua como professor há 6 anos no Instituto Federal do Espírito Santo. Utiliza a robótica como agente provocador no desenvolvimento do aluno por meio de atividades no ensino, extensão e pesquisa.

Cristiano Luiz Silva Tavares

Daniel Coelho Ferreira

Doutor em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (UFLA) e Mestre em Engenharia Agrícola (UFV). Graduado em Agronomia pela (UFV). Atualmente é professor efetivo do IFFluminense campus Bom Jesus de Itabapoana na área de Meio Ambiente. Estudante de intercâmbio na Universidade da Flórida (UFL) em Agricultural Operation Management e na Universidade Hebraica de Jerusalém (HUJI) Water and Health. Participou da primeira turma VET – Professores para o futuro (Vocational Educational Teachers – VET – Teachers for the Future) na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK), na Finlândia. 

Daniel Costa de Paiva

Doutor em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (POLI-USP) São Paulo, SP; Líder do Grupo de Pesquisa TEC (Tecnologia, Educação e Cognição) e do Grupo de Educadores Google (GEG-SAP), Docente do Mestrado em Ensino da Universidade Federal Fluminense(UFF), em Santo Antônio de Pádua - RJ.

Edson Kretle dos Santos

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa (2012). Licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica Salesiana de Vitória (2009). Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus Venda Nova do Imigrante.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia moderna e contemporânea. Lida principalmente com os seguintes temas: epistemologia, religião, ética, política e cidadania.

Eliane Oliveira Lorete

Mestre em Educação - linha de pesquisa Educação Matemática - pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Licenciada em Matemática pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Servidora pública federal desde outubro de 2014, tendo atuado na Coordenadoria de Gestão Pedagógica desde então. Experiência de 6 anos na iniciativa privada trabalhando com extração e análise de dados e construção e atualização de indicadores e 6 anos lecionando disciplinas da área de matemática e ensino em instituições privadas de ensino superior.

Flávio Lopes da Silva

Mestrado em Engenharia Elétrica pela UFES. Graduação em Engenharia Elétrica pela UFV. Professor do IFES campus Serra.

Gerson Tavares do Carmo

Professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) desde 2011, lotado no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL), credenciado nos Programas de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e de Sociologia Política. Bacharelado em Administração Pública na FGV-RJ, Mestrado em Cognição e Linguagem e Doutorado em Sociologia Política, ambos na UENF. Pós-Doutorado em Sociologia Pragmática na Universidade Nova de Lisboa. Líder do Grupo de Pesquisa Escrita: Poder e Subjetividades (UENF) e Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF). Principal área de atuação: Educação de Jovens e Adultos. Principal tema de interesse: permanência e êxito na educação.

Luciane Serrate Pacheco Bacheti

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus São Mateus, desde setembro de 2008. Especialista em educação profissional articulada com a educação básica na modalidade educação de jovens e adultos pelo Instituto Federal do Espírito Santo, em 2010. Doutoranda em Ciências da Educação pela Escola das Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad - Portugal)

Michelle Maria Freitas Neto

Michelle Freitas é ex-aluna do IFF onde cursou o técnico em informática, é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense; É Mestre em Engenharia de Produção na área de Gestão da Qualidade. Desde 2012 ocupa o cargo de Direção Geral do IFF campus Itaperuna. Nos últimos 3 anos coordena projetos na sala de aula interativa Tecnoteca e atualmente também é responsável pelo projeto “Elo - estimulando links de oportunidades - uma rede social em favor do desenvolvimento local.

Nágila de Fátima Rabelo Moraes

Nágila de Fátima Rabelo Moraes - Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pela UNIVALE. Atualmente é professora de língua inglesa, português e redação técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Experiência docente na pré-escola com alunos brasileiros e estrangeiros e inglês instrumental no ensino médio e escolas de idiomas. Especialista em Língua Inglesa pelo PREPES - Programa de Especialização de Professores de Ensino Superior da Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro - Portugal com a tese NECESSIDADE DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA PARA TRABALHO E ESTUDO: Uma abordagem baseada na Educação de Jovens e Adultos proposta por Paulo Freire.

Pedro Sergio da Silveira

Graduado em História pela UFSM, Mestre em Educação pela UFV, atualmente trabalha na Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ifes, campus Venda Nova do Imigrante.

MAIS INFORMAÇÕES

IFF- Instituto Federal Fluminense

Campus Santo Antônio de Pádua

(22) 3853-9650

 

ONDE FICAR?

  • Bzzz Hotel:

Endereço: Rua Dr. Ferreira da Luz, 204 – Centro, santo Antônio de Pádua – RJ, 28470-000

Telefone: (22) 3861-2808

  • Hotel e Pousada da Deolinda:

Endereço: Rua Cel. Oliver, 182 – São Félix, Santo Antônio de Pádua - RJ, 28470-000

Telefone: (22) 3861-3177

  • Hotel das Águas:

Endereço: Rua Luis da Silva Magacho,170 –Parque da Águas, Santo Antônio de Pádua - RJ,28470-000

Telefone: (22) 3861-0805

ONDE COMER?

  • Churrascaria Planalto:

Endereço: Avenida Júlio Kezen, 216 slj – Centro Santo Antônio de Pádua - RJ, 28470-000

Horário de Funcionamento: Todos os dias de 11:00 – 00:00

Telefone: (22) 3861-0376

  • Gosto Gostoso:

Endereço: Rua da Maçonaria,40 – Fonseca, Santo Antônio de Pádua – RJ,28470-000

Horário de Funcionamento: Todos os dias de 10:15 – 15:15

Telefone: (22) 98126-1986

  • Restaurante da Estação:

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 316 – São Félix, Santo Antônio de Pádua - RJ,28470-000

Horário de Funcionamento: Todos os dias de 10:30 – 15:00

Telefone: (22) 3851 – 3719

PS: Atende pelo ifood.com.br

  • Restaurante, Lanchonete e Pizzaria do Gilson:

Endereço: AV. Getúlio Vargas Centro, Santo Antônio de Pádua - RJ, 28470-000

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 09:00 – 18:00

Telefone: (22) 981230842 ou (22) 981176887

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now